Este site armazena cookies no seu equipamento para melhorar a sua experiência de navegação.
Pedro Aleixo

Pedro Aleixo Dias

Senior Partner. International Liaison Partner. Head Assurance Services.

BDO Lisboa

+351 217 990 420

Contactar


Experiência

Pedro Aleixo Dias, com 40 anos de experiência, é Client Services Partner da BDO em Clientes nacionais e estrangeiros, públicos e privados.  Responsável por trabalhos de revisão legal de contas, de auditoria, consultoria e formação profissional. Especialista nos sectores bancário, segurador, público, hospitalar, comunicação social, associativo, desportivo, incentivos, feiras, no euro, nas normas internacionais de contabilidade, entre outros.

Anteriores funções: Supervisor de Auditoria da Price Waterhouse (1976 a 1982). Consultor em regime de profissão livre (1982 a 1985). Diretor do Departamento de Supervisão Bancária do Instituto Emissor de Macau (atualmente: Autoridade Monetária de Macau) em comissão de serviço a convite do Governo de Macau (1986 a 1988).

        

Habilitações

Mestrado em Gestão (MBA) na Universidade Nova de Lisboa (UNL). Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Bacharel em Contabilidade e Administração de Empresas pelo Instituto Técnico Militar dos Pupilos do Exército (ITMPE).

 

Afiliações, Qualificações e Representações Profissionais

Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (Revisor Oficial de Contas. Júri de Exame de Revisão e Auditoria). Comissão de Normalização Contabilística (Conselho Geral, Comissão Executiva, Comité de Normalização Contabilidade Empresarial). Ordem dos Economistas.

Anteriores representações profissionais: Comissões Técnicas das Firmas Internacionais de Auditoria (representante mundial no SWG-Auditing & Financial Reporting, representante português no PCG-Regulatory Contact Partner), Comissão Técnica da Transparência Estatística da Union des Foires Internationales (UFI). Comité Internacional de Auditoria e Contabilidade da BDO (AASC, IFRS WG, SEC/PCAOB WG, AATF), Coordenador da Comissão Técnica das Entidades Seguradoras da OROC (CTES), Representante da OROC no Insurance Working Party da FEE (IWP).

 

Publicações Profissionais

Artigos técnicos sobre auditoria, contabilidade e finanças, regularmente publicados na comunicação social (Seminário Económico, EXAME, Independente, Revista de Contabilidade e Finanças, Vida Económica, etc.). Coautor do livro “Normas Internacionais de Contabilidade – Aplicação Prática das Normas Internacionais de Relato Financeiro em Portugal” editado pela Verlag Dashöfer.