Alerta:

Novas Obrigações – Reporte IRRBB em XBRL

24 janeiro 2019

A BDO Consulting já dispõe do serviço de Licenciamento do processamento em XBRL do Reporte IRRBB (Interest Rate Risk in the Banking Book), permitindo que os nossos clientes possam submeter o IRRBB com data de referência a 31 de dezembro de 2018, no formato XBRL, até ao final do mês de fevereiro de 2019.

Esta atualização decorre das alterações regulamentares emanadas pelo BdP, com vista a melhorar o sistema de supervisão do Risco Imobiliário nas entidades financeiras.

A BDO conta com a ferramenta aplicacional SeaHorse, com vista a apoiar os seus clientes nos processamentos dos reportes mensais e trimestrais e anuais exigidos pelo Banco de Portugal (COREP/ FINREP / IMOREP/IRRBB), prestando deste modo um serviço seguro e de excelência.

Para mais informações contatar a responsável do Departamento de Consultoria Empresarial, Ana Luisa d’Aires através do telefone 93 799 0343 ou do email luisa.aires@bdo.pt

Para saber mais sobre os nossos serviços e enquadramento regulamentar aceda aqui

 

ENQUADRAMENTO REGULAMENTAR

Desde 2014 tem-se assistido a mudanças suporte tecnológicos (XBRL - eXtensible Business Reporting Language) dos reportes prudenciais e financeiros a remeter às entidades de supervisão.

Em 2018 uma dessas mudanças abrangeram o reporte de exposição ao risco de taxa de juro da carteira bancária (igualmente designado por “Interest Rate Risk in the Banking Book” ou, abreviadamente, “IRRBB”).

As entidades abrangidas pela Instrução n.º 34, de 26 de dezembro de 2018, terão que emitir reportes semestrais, com referência a 30 de junho e a 31 de dezembro, sendo o prazo da primeira submissão a 28 de fevereiro de 2019.