Este site armazena cookies no seu equipamento para melhorar a sua experiência de navegação.
  • Boletim BDO Agosto 2020

    Normalização Contabilística

Normalização Contabilística

BDO – PUBLICAÇÕES IFRS

No sítio da BDO Global, na área dos serviços de auditoria - IFRS, estão disponíveis para consulta e download várias publicações sobre financial reporting (normas contabilísticas/relato financeiro), incluindo publicações sobre IFRS e US GAAP e cartas de comentários da BDO sobre estas temáticas.

MODEL IFRS STATEMENTS

De forma periódica, a BDO Internacional disponibiliza no seu sítio modelos ilustrativos de demonstrações financeiras preparadas de acordo com as IFRS, com a finalidade de poderem ser usados como referência técnica genérica, apresentando sugestões de divulgações conjuntamente com as respetivas fontes (Normas/Interpretações).

Recentemente, foi disponibilizada uma versão atualizada desta publicação relativa às demonstrações financeiras intercalares (IAS 34) com referência a 30 de junho de 2020 incluindo divulgações ilustrativas que possam ser requeridas devido aos efeitos da COVID-19, tais como as relacionadas com a imparidade de ativos, a aplicação da emenda à IFRS 16: Concessões Relacionadas com a COVID-19 ao nível das rendas e outras.

Tal como em versões anteriores, esta publicação está dividida em duas partes:

  • A primeira parte inclui orientações técnicas para a preparação de demonstrações financeiras intercalares;
  • A segunda parte inclui exemplos ilustrativos de um conjunto de demonstrações financeiras condensadas, incluindo as correspondentes notas, usadas no relato financeiro intercalar.

 

INTERNATIONAL FINANCIAL REPORTING BULLETINS (IFR BULLETINS)

A BDO emitiu durante o passado mês de julho o seguinte IFR Bulletin:

Implications of COVID-19 for lessors: Os impactos da COVID-19 levantaram muitas questões aos locadores, incluindo de que forma é que estes deveriam ser reconhecer os rendimentos das locações, a contabilização de concessões de rendas e muitas outras questões. Este IFR Bulletin sumariza as análises mais atualizadas efetuadas pela BDO sobre estas matérias num formato de FAQ (Frequently Asked Questions), com um conjunto de exemplos ilustrativos.

 

IFRS FOUNDATION E O IASB

IASB defers effective date of amendments to IAS 1

O IASB emitiu uma emenda para diferir por um ano a data efetiva de entrada em vigor das alterações à IAS 1 relacionadas com a classificação de passivos como correntes ou não correntes. Estas alterações à IAS 1 foram emitidas pelo IASB em janeiro de 2020 com data de aplicação efetiva para os períodos financeiros anuais iniciados em ou após 1 de janeiro de 2022. Contudo, em resposta à pandemia da COVID-19, o IASB diferiu a data de aplicação efetiva por um ano para atribuir às entidades mais tempo para implementar quaisquer alterações de classificação que resultem destas emendas. Estas emendas à IAS 1 “Classification of Liabilities as Current or Non-current” são agora de aplicação efetiva para os períodos anuais iniciados em ou após 1 de janeiro de 2023.

 

EFRAG – EUROPEAN FINANCIAL REPORTING ADVISORY GROUP

O EFRAG foi constituído em 2001 para assessorar a Comissão Europeia no endosso das International Financial Reporting Standards (IFRS), emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB), providenciando aconselhamento sobre a qualidade técnica das IFRS.

EU ENDORSEMENT STATUS REPORT

Recentemente, o EFRAG divulgou uma versão atualizada e reportada a 6 de julho de 2020 do seu “EU endorsement status report”.

 

 

 

Quicklinks - Boletim BDO Agosto 2020

1ª Página | Legislação Publicada em Julho 2020 | Jurisprudência | Jurisprudência Comunitária (Fiscal) | Resoluções Administrativas | Informações Vinculativas | Obrigações Fiscais e Parafiscais | Outros Assuntos | Normalização Contabilística | Notícias BDO