Boletim BDO:

Boletim BDO Dezembro 2017

11 dezembro 2017

O SNC-AP é agora. Só faltam 25 dias para 1 de janeiro de 2018. A BDO está pronta a colaborar com a sua organização na solução mais adequada aos desafios que se colocam com o novo normativo. Realizámos recentemente a Conferência SNC AP, em colaboração com a Unileo (Unidade de Implementação de Lei de Enquadramento Orçamental) e o nosso Parceiro Primavera.

O objetivo da Conferência realizada, na qual estiveram presentes diversos clientes e outras entidades foi o de se analisar a fase em que se encontra a implementação do normativo contabilístico para a Administração Pública, identificando-se quais os desafios surgidos inerentes a todo o processo.

No que às Resoluções Administrativas recentemente publicadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira diz respeito, salientamos o ofício circulado nº 30195, de 27 de novembro relativo à lista das moedas de ouro. Este ofício circulado informa quais as moedas de ouro que, por serem publicadas pela Comissão Europeia, preenchem os requisitos para serem consideradas ouro para investimento, nos termos do previsto no regime especial aplicável ao ouro para investimento, aprovado em anexo ao Decreto-Lei nº 362/99, de 16 de setembro.

No passado mês de novembro, a Autoridade Tributária e Aduaneira publicou diversas Informações Vinculativas em sede de IRC e IVA, subordinadas a importantes temas fiscais. Nesta edição do Boletim BDO transcrevemos algumas das mais relevantes, apresentando um resumo das restantes.

No que diz respeito a obrigações fiscais a cumprir em dezembro, lembramos que os sujeitos passivos de IRS (categoria B), deverão efetuar o último pagamento por conta de 2017, até ao dia 20 de dezembro.

Quanto aos sujeitos passivos de IRC que confirmem a necessidade de realizar este pagamento antecipado de imposto, deverão realizá-lo, até ao dia 15 de dezembro. Deverão ainda, os sujeitos passivos de IRC que, em 2016, tenham tido um lucro tributável superior a € 1 500 000, efetuar o terceiro pagamento adicional por conta.

RESULTADOS DA REDE MUNDIAL DA BDO

A BDO anunciou a obtenção de uma receita mundial de 7,4 bilhões de euros, obtida com referência ao ano findo em 30 de setembro de 2017. A rede BDO conta agora com mais de 73.000 colaboradores em 1.500 escritórios presentes em 162 países.