QUARENTA VENTUROSOS ANOS
Com a edição 450 deste BDO Boletim, iniciam-se as comemorações do 40º aniversário da BDO em Portugal.
São quatro décadas de relevantes serviços de auditoria, consultoria empresarial e assessoria fiscal, prestados às empresas portuguesas, às entidades públicas, à economia nacional.
O sucesso alcançado até agora pela BDO em Portugal, deve-se fundamentalmente à aposta que, desde 1981, tem sido feita na capacidade, no saber, na ambição dos portugueses.
A BDO foi desde sempre liderada e gerida, em Portugal, por quadros nacionais que logo à partida fixaram como fator chave de sucesso, o recrutamento de recém-licenciados portugueses e o investimento na sua formação profissional, no País e no estrangeiro, de modo a habilitá-los com novas qualificações e ferramentas para melhor poderem assistir os clientes da BDO e aqui poderem realizar-se profissionalmente.
Outro fator de sucesso da BDO em Portugal tem sido a emissão do BDO Boletim (dado à estampa pela primeira vez em novembro de 1983), com informações e calendários de natureza fiscal, financeira, contabilística e outra, de modo a alertar e auxiliar, em tempo útil, os nossos Clientes para as suas obrigações periódicas. O pioneirismo da BDO nesta matéria, e a comprovada utilidade do Boletim, têm feito com que muitas entidades não Clientes o procurem regularmente.
Hoje, passados 40 anos, a BDO Portugal opera sob as firmas BDO & Associados, SROC; BDO Consulting; BDO Outsourcing; e ainda BDO II Advisory, dispondo de escritórios, em Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Braga, Cabo Verde e Angola.
A BDO é reconhecida pelo profundo conhecimento que dispõe das empresas e entidades locais e pelo acompanhamento individualizado que faz dos trabalhos em curso, pois a firma dispõe de um excelente rácio entre o número de partners e o número de técnicos, o que permite a cada Cliente ser acompanhado pelo denominado Client Services Partner que, graças à sua posição hierárquica, experiência e capacidade de decisão, responde pela qualidade dos serviços prestados.
Esta forma personalizada de atuação combina o conhecimento que a BDO possui dos seus Clientes com a experiência profissional dos seus técnicos e o modo como essa experiência é posta ao serviço das empresas e entidades com as quais trabalhamos.
Sabendo, desde o início, que o sucesso não se alcança isoladamente, a firma portuguesa passou desde logo a integrar a rede internacional BDO, fundada na Europa em 1963, e atualmente presente em 167 países, onde nos seus 1.658 escritórios trabalham mais de 91 mil profissionais.
A nível internacional, a BDO tem sabido não só crescer com independência e segurança, mas também resistir às sucessivas alterações verificadas, ao longo dos anos, no setor da auditoria e consultoria, nem sempre pelas melhores razões.
Há 40 anos atrás, a BDO competia internacionalmente com oito grandes concorrentes: Arthur Andersen (extinta em 2002); Arthur Young (hoje EY); Deloitte Haskins & Sells (hoje Deloitte); Ernst & Whitney (hoje EY); Peat Marwick Mitchell (hoje KPMG); Price Waterhouse (hoje PwC); Touche Ross (hoje Deloitte); e Coopers & Lybrand (hoje PwC).
Atualmente, destas oito redes internacionais, restam metade: Deloitte; EY; KPMG; e PwC.
A BDO International, atualmente a quinta maior, é composta mundialmente por firmas locais independentes, tendo o seu centro coordenador em Bruxelas. Ao longo dos anos, a BDO International tem sabido enfrentar não só estas mega concentrações de firmas multinacionais, mas também a proliferação de pequenas firmas individuais, mercê de uma firme e clara linha orientadora baseada na competência e na profunda compreensão das necessidades das empresas Clientes onde quer que atuem.
Para esta estratégia muito tem contribuído o saber e a experiência dos partners portugueses, alguns dos quais, durante anos, integrados nos mais altos cargos da BDO International, têm contribuído para o enraizamento do forte espírito de independência e cooperação reinante na rede BDO e também para a sua autonomia financeira.
Nestes 40 anos de atividade no País, não posso, não quero, deixar de expressar o meu mais profundo agradecimento a todos quantos ajudaram a fundar a BDO em Portugal, a começar pelo saudoso Hans-Heinrich Otte, um dos fundadores da BDO International, cujo apelido está perpetuado no “O” da BDO, e a todas e a todos os devotados profissionais que trabalharam e trabalham nos vários escritórios, por tudo quanto fizeram pelo crescimento, pela consolidação, pelo sucesso da firma nacional e da rede internacional.
Por último, um sincero agradecimento vai para as empresas, as entidades, os organismos Clientes da BDO Portugal, pela confiança em nós depositada e traduzida numa crescente procura dos nossos serviços profissionais.
Muito obrigado por tudo e parabéns a todos.
Ernesto Ferreira da Silva
Fundador da BDO Portugal
Quicklinks - Boletim BDO Maio 2021
1ª Página | Legislação Publicada em Abril 2021 | Jurisprudência | Jurisprudência Comunitária (Fiscal) | Resoluções Administrativas | Informações Vinculativas | Obrigações Fiscais e Parafiscais | Outros Assuntos | Normalização Contabilística | Notícias BDO | Formação BDO