Este site armazena cookies no seu equipamento para melhorar a sua experiência de navegação.
  • Boletim BDO Março 2020

    Normalização Contabilística

Normalização Contabilística

 

BDO – PUBLICAÇÕES IFRS

No sítio da BDO Global, na área dos serviços de auditoria - IFRS, estão disponíveis para consulta e download várias publicações sobre financial reporting (normas contabilísticas/relato financeiro), incluindo publicações sobre IFRS e US GAAP e cartas de comentários da BDO sobre estas temáticas.

INTERNATIONAL FINANCIAL REPORTING BULLETINS (IFR BULLETINS)

A BDO emitiu recentemente dois IFR Bulletins, com os temas resumidos abaixo:

  • IASB issues amendments to IAS 1 – Classification of Liabilities as Current or Non-Current: Na sequência da publicação pelo IASB das emendas à IAS 1 “Classification of Liabilities as Current or Non-Current” em janeiro de 2020 a BDO emitiu este IFR Bulletin que explica os impactos destas emendas com exemplos práticos.
    Estas emendas podem afetar significativamente a forma como algumas entidades classificam os passivos entre correntes e não-correntes nas suas demonstrações financeiras. Desta forma, as entidades devem avaliar o impacto destas emendas rapidamente para assegurarem que os seus efeitos são bem compreendidos. Em algumas situações, as entidades poderão querer renegociar determinados acordos ou cláusulas de covenants, nos casos em que da aplicação das emendas à IAS 1 resultar que determinados passivos devem ser reclassificados de não-correntes para correntes.
  • Potencial Effects of the Coronavirus Outbreak on 31 December 2019 Year-end Financial Reporting: Este IFR Bulletin discute os efeitos do coronavirus e de que forma é que estes interagem com as IFRS aplicáveis, tais com a IAS 10 e outras normas. O IFR Bulletin providencia orientações sobre o impacto financeiro do coronavírus como sendo geralmente um evento não ajustável de acordo com a IAS 10, uma vez que não existiram desenvolvimentos significativos relacionados com este novo vírus antes de janeiro de 2020.

 

IFRS IN PRACTICE

As publicações “IFRS in Practice” providenciam orientações de carácter prático sobre a aplicação de aspetos-chave das IFRSs, incluindo assuntos específicos de determinadas indústrias/setores de atividade.

No mês de fevereiro foi efetuada uma atualização à publicação “IAS 7, Statement of Cash-Flows”. Esta publicação inclui orientações alargadas sobre a preparação da demonstração dos fluxos de caixa, incluindo novas orientações relacionadas com os impactos da IFRS 16 na demonstração dos fluxos de caixa.

 

MODEL IFRS STATEMENTS

De forma periódica, a BDO Internacional disponibiliza no seu sítio modelos ilustrativos de demonstrações financeiras preparadas de acordo com as IFRS, com a finalidade de poderem ser usados como referência técnica genérica, apresentando sugestões de divulgações conjuntamente com as respetivas fontes (Normas/Interpretações).

Recentemente, foi disponibilizada uma atualização desta publicação relativa às demonstrações financeiras anuais com referência a 31 de dezembro de 2019.

Esta atualização inclui um exemplo de divulgação relacionado com as emendas à IAS 1 emitidas pelo IASB em janeiro de 2020. Esta divulgação foi adicionada para satisfazer os requisitos da IAS 8.30, uma vez que muitas entidades podem emitir as suas demonstrações financeiras com referência a 31 de dezembro de 2019 após a publicação das emendas à IAS 1 ter sido emitida. As entidades deverão adaptar as suas divulgações às suas circunstâncias particulares.

 

COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA (CNC)

Em 19 de fevereiro de 2020 foi publicada uma resposta a uma questão frequente (FAQ) relativa ao setor público (Pergunta 40).

 

 

 

Quicklinks - Boletim BDO Março 2020

1ª Página | Legislação Publicada em Fevereiro 2020 | Jurisprudência Comunitária (Fiscal) | Resoluções Administrativas | Informações Vinculativas | Obrigações Fiscais e Parafiscais | Outros Assuntos | Feiras Nacionais | Normalização Contabilística | Notícias BDO