• Boletim BDO Novembro 2021

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SETOR FINANCEIRO: GESTÃO DA CONTINUIDADE DE NEGÓCIO

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (“CNSF”) decidiu proceder à revisão das suas Recomendações às instituições financeiras sobre a Gestão da Continuidade de Negócio, emitidas em 2010, de modo a promover a sua atualização face às referências legislativas e regulamentares vigentes e às melhores práticas atuais.

Sendo esta uma matéria de importância transversal para a resiliência do setor financeiro, as presentes Recomendações, à semelhança das anteriores, foram elaboradas em conjunto pelo Banco de Portugal (“BdP”), a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (“ASF”) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (“CMVM”) – sob a égide do CNSF, e no âmbito do projeto de “Better Regulation” do setor financeiro. 

As Recomendações refletem os princípios internacionais relevantes sobre esta matéria, em especial no âmbito da harmonização europeia da regulação financeira e passam a ser adotadas para todo o setor financeiro em Portugal.

Estas novas recomendações, cujo conteúdo se detalha no nosso site, introduzem mais exigência na elaboração dos Planos de Continuidade de Negócio e novos conceitos e preocupações das autoridades de supervisão nesta matéria como é o caso da adoção de um modelo de governo das tecnologias da informação a trabalhar em pleno com a gestão do risco tecnológico de forma a responder a um dos principais riscos para a continuidade do negócio que é o assegurar da Cibersegurança.

 

PRIMAVERA PUBLIC SECTOR: REFERÊNCIA NO SOFTWARE DE GESTÃO PARA O SETOR PÚBLICO

Os organismos públicos têm uma dinâmica processual muito própria. Estão confinados a procedimentos administrativos rígidos, que muitas vezes podem colocar em causa a eficiência e a prestação de um serviço de qualidade. 

Para agilizar os processos, sem colocar em causa o cumprimento escrupuloso dos procedimentos normativos, é necessário um conhecimento profundo da legislação que pauta a atuação destas entidades, o domínio dos processos operacionais e de reporting e um elevado know-how no aconselhamento e implementação de tecnologias capazes de agilizar a atividade. 

A BDO em Portugal, (na qualidade de Business Partner PPS) e a PRIMAVERA Public Services, têm sido parceiros tecnológicos que apoiam o setor público nessa modernização e agilização de processos. O grupo PRIMAVERA e a BDO dispõem de unidades de negócio, que acompanham o Setor Público e que se dedicam em exclusivo ao setor, prestando serviços de consultoria, implementação e integração das soluções PRIMAVERA desenvolvidas especificamente para responder às necessidades de gestão dos organismos públicos.

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