Auditoria e Contabilidade
IFRS FOUNDATION E O IASB
O International Accounting Standards Board (IASB) emitiu uma emenda à IAS 1 – Apresentação de Demonstrações Financeiras que tem como objetivo melhorar a informação prestada pelas entidades acerca da sua dívida de longo prazo com covenants.
A IAS 1 exige que uma entidade classifique a sua dívida como não corrente se a entidade tiver um direito de evitar a liquidação da mesma num período de 12 meses após a data de relato. Contudo, a capacidade da entidade em exercer esse direito, muitas vezes depende do cumprimento com as cláusulas de covenants. Por exemplo, uma entidade pode ter uma dívida de longo prazo que se pode tornar exigível nos próximos 12 meses se a entidade falhar com o cumprimento das cláusulas de covenant durante esse período.
As alterações à IAS 1 especificam que os covenants a serem cumpridos após a data do reporte não deverão afetar a classificação da dívida como corrente ou como não corrente à data de relato. Em vez disso, estas alterações exigem que a entidade divulgue informações acerca desses covenants nas notas às demonstrações financeiras.
O IASB espera que estas alterações permitam melhorar a informação prestada pelas entidades acerca da sua dívida de longo prazo com covenants, permitindo que os investidores compreendam o risco que existe dessa divida poder ser liquidada de forma antecipada.
Estas alterações também respondem ao feed-back recebido de stakeholders sobre a classificação da dívida como corrente ou não corrente na aplicação dos requisitos introduzidos em 2020 que ainda não são efetivos.
Estas alterações serão efetivas para os períodos anuais iniciados em ou após 1 de janeiro de 2024, sendo permitida a sua adoção antecipada.
BDO – PUBLICAÇÕES IFRS
No sítio da BDO Global, na área dos serviços de auditoria - IFRS, estão disponíveis para consulta e download várias publicações sobre financial reporting (normas contabilísticas/relato financeiro), incluindo publicações sobre IFRS e US GAAP e cartas de comentários da BDO sobre estas temáticas.
INTERNATIONAL FINANCIAL REPORTING BULLETINS (IFR BULLETINS)
A BDO emitiu durante o passado mês de outubro os seguintes IFR Bulletins:
Hiperinflactionary Economies Update 31 October 2022: Com o aproximar do fim do exercício de 2022, a lista das economias hiperinflacionárias continuou a evoluir rapidamente devido à deterioração das condições económicas e à inflação elevada em diversos países. Este IFR Bulletin sumariza os países que se estimam tornar-se hiperinflacionários em 2022, bem como uma atualização dos países que se encontram em observação (whatchlist), incluindo uma atualização sobre o Sri Lanka e a Etiópia.
IASB issues ammendments to IAS 1 – Non-current liabilities with covenants: O IASB emitiu recentemente emendas à IAS 1, que vêm agora clarificar a forma como uma entidade determina se um passivo com covenants é classificado como um passivo corrente ou não corrente. Esta classificação pode afetar significativamente os rácios de alavancagem, liquidez e outros indicadores financeiros das entidades que relatam. Este IFR Bulletin sumariza os efeitos destas alterações, incluindo a sua data de aplicação efetiva, juntamente com exemplos ilustrativos.
EFRAG – EUROPEAN FINANCIAL REPORTING ADVISORY GROUP
O EFRAG foi constituído em 2001 para assessorar a Comissão Europeia no endosso das International Financial Reporting Standards (IFRS), emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB), providenciando aconselhamento sobre a qualidade técnica das IFRS.
EU ENDORSEMENT STATUS REPORT
Recentemente, o EFRAG divulgou uma versão atualizada e reportada a 10 de novembro de 2022 do seu “EU endorsement status report”.
Quicklinks - Boletim BDO Novembro 2022
Notícias BDO | Tax | Incentivos | Advisory & IT