Este site armazena cookies no seu equipamento para melhorar a sua experiência de navegação.
  • Boletim BDO Setembro 2020

    Normalização Contabilística

Normalização Contabilística

 

BDO – PUBLICAÇÕES IFRS

No sítio da BDO Global, na área dos serviços de auditoria - IFRS, estão disponíveis para consulta e download várias publicações sobre financial reporting (normas contabilísticas/relato financeiro), incluindo publicações sobre IFRS e US GAAP e cartas de comentários da BDO sobre estas temáticas.

IFRS AT A GLANCE

“IFRS at a Glance” é uma publicação que foi compilada para permitir a obtenção de uma visão de alto nível das International Financial Reporting Standards (IFRSs), incluindo as International Accounting Standards e as Interpretations.

Esta publicação foi atualizada de forma a incluir todas as normas e interpretações que emitidas com referência a 30 de junho de 2020.

 

IFRS IN PRACTICE

As publicações “IFRS in Practice” providenciam orientações de carácter prático sobre a aplicação de aspetos-chave das IFRSs, incluindo assuntos específicos de determinadas indústrias/setores de atividade.

Foi publicada a atualização anual à publicação “IFRS in Practice (2020/2021) IAS 36 Impairment of Assets”. Os efeitos recentes do COVID-19 destacaram um conjunto de complexidades que podem surgir para as entidades que aplicam a IAS 36 para testar a imparidade dos seus ativos fixos tangíveis, ativos de locação, goodwill e ativos intangíveis. A publicação IFRS in Practice providencia uma profunda explicação da IAS 36 com inúmeros exemplos práticos. Esta atualização também inclui orientações sobre de que forma é que a IAS 36 deve ser aplicada aos ativos de locação que tenham surgido da adoção da IFRS 16.

 

IFRS FOUNDATION E O IASB

IASB completes response to IBOR reform with amendments to IFRS Standards

O IASB finalizou a sua resposta à reforma em curso das taxas de juro interbancárias (IBOR) e de outros referenciais de taxas de juro ao emitir um pacote de alterações às IFRS. Estas emendas têm como objetivo ajudar as entidades a providenciar aos investidores informações úteis acerca dos efeitos desta reforma nas suas demonstrações financeiras.

Estas emendas complementam as que foram emitidas em 2019 e focam-se nos efeitos nas demonstrações financeiras quando uma entidade substituiu um antigo referencial de taxa de juro por um outro referencial alternativo como resultado da reforma.

Estas emendas, nesta fase final, estão relacionadas com:

  • Alterações nos fluxos de caixa contratuais: uma entidade não necessita de desreconhecer ou ajustar a quantia escriturada de um instrumento financeiro devido às alterações resultantes da reforma, mas em vez disso atualiza a taxa de juro efetiva para refletir a alteração na taxa de juro de referência alternativa;
  • Contabilização de cobertura: uma entidade não necessita de descontinuar a contabilização de cobertura apenas devido às alterações resultantes da reforma, caso a cobertura cumpra com outros critérios para a contabilização de cobertura; e
  • Divulgações: uma entidade é obrigada a divulgar informações acerca dos novos riscos resultantes da reforma e de que forma é que efetua a gestão da transição para a taxa de juro de referência alternativa.

Estas emendas são efetivas para os períodos anuais iniciados em ou após 1 de janeiro de 2021, sendo permitida a sua adoção antecipada (sujeitas ainda ao processo de endorsement na União Europeia).

 

EFRAG – EUROPEAN FINANCIAL REPORTING ADVISORY GROUP

O EFRAG foi constituído em 2001 para assessorar a Comissão Europeia no endosso das International Financial Reporting Standards (IFRS), emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB), providenciando aconselhamento sobre a qualidade técnica das IFRS.

EU ENDORSEMENT STATUS REPORT

Recentemente, o EFRAG divulgou uma versão atualizada e reportada a 28 de agosto de 2020 do seu “EU endorsement status report”.

 

 

 

Quicklinks - Boletim BDO Setembro 2020

1ª Página | Legislação Publicada em Agosto 2020 | Resoluções Administrativas | Informações Vinculativas | Obrigações Fiscais e Parafiscais | Outros Assuntos | Feiras Nacionais | Normalização Contabilística | Notícias BDO