• Boletim BDO Setembro 2022

    Advisory & IT

Advisory & IT - Linha Ética

 

A BDO passou a disponibilizar uma plataforma e a gestão do Canal de Denúncia (modalidade as a service).

O Canal de Denúncia, que preferimos denominar Linha Ética, é uma obrigação recente, para todas entidades que empreguem 50 ou mais trabalhadores, e cujo regime sancionatório produz efeitos em junho de 2023 ou, no caso de PME em junho de 2024. A Linha Ética permite assegurar o cumprimento do Regime Geral da Proteção do Denunciante de Infrações, cujo incumprimento poderá ser sancionado com coimas até €250.000.

A Linha Ética é um meio seguro, que qualquer trabalhador ou stakeholder pode utilizar para efetuar uma denúncia. É um instrumento de autorregulação e autocontrolo que permitirá à sua empresa, perante factos conhecidos e relatados de boa-fé, atuar e corrigir eventuais atuações ilícitas e prevenir a sua ocorrência futura, garantindo o cumprimento da lei, regulamentos e procedimentos em vigor.

A solução da BDO Portugal garante:

  • Compliance com a nova legislação
  • Processo seguro, transparente e user-friendly para os denunciantes
  • RGPD compliant
  • Um procedimento auditável (on-time)
  • Arquivo digital integral
  • Solução adaptável às suas opções


Como a BDO faz a gestão da sua Linha Ética:

  • Recebe as denúncias (escrita ou oral)
  • Faz a triagem da denúncia
  • Faz o follow-up das denúncias
  • Acompanha o processo de investigação em curso, na entidade visada
  • Mantém o contacto com o denunciante, mesmo que anónimo, até ao encerramento da denúncia
  • Elabora o relatório final da denúncia.

Mais informações podem ser consultadas no nosso site, bem como na Brochura.

 

 

 

Quicklinks - Boletim BDO Setembro 2022

Notícias BDO | Tax | Incentivos | Auditoria e Contabilidade