APT - Advanced Persistent Threat
02 julho 2020
/thumbnail.jpg.aspx?lang=pt-PT)
Geralmente, os cibercriminosos não utilizam estratégias e ferramentas tão rudimentares, utilizam sim, ameaças persistentes avançadas ou APT (Advanced Persistent Threat). O que carateriza uma APT é a sua capacidade de juntar num só ataque inúmeros cibercriminosos com um elevado conhecimento e uma infraestrutura poderosa, tudo alinhado numa estratégia precisa com alvos e métodos bem definidos.
Estes ataques são, muitas vezes, protagonizados por Estados que desenvolvem as suas próprias estratégias de ataque, ferramentas e o seu próprio malware. A disrupção de infraestruturas vitais e roubo de propriedade intelectual são os seus alvos preferidos.
Para lutar contra uma APT, vai necessitar de uma equipa TI com elevados níveis de resiliência, de uma gestão do risco tecnológico, de um governo adequado da tecnologia da informação, de uma equipa de resposta a incidentes de cibersegurança, de um processo de gestão de informações sobre ameaças, em resumo vai necessitar de todo o armamento existente pois o seu impacto é devastador.