Este site armazena cookies no seu equipamento para melhorar a sua experiência de navegação.
Cybertip:

CSO - Chief Security Officer

16 julho 2020

A contratação de um CSO (Chief Security Officer) é fundamental na definição e implementação de uma estratégia de segurança para as organizações.

O CSO é responsável pela segurança física e digital das organizações, não devendo existir separação entre estas duas vertentes da segurança, tendo um papel ativo e determinante na definição  e implementação de políticas e procedimentos.
A atuação de um CSO competente é garantia de uma redução contínua do risco, adicionando valor às organizações através da sua liderança em vetores de segurança tais como, melhoria contínua, gestão de ameaças, gestão de incidentes, ações de formação e sensibilização de segurança, comité de risco e outros.
A administração deverá sustentar as suas decisões na informação disponibilizada pelo CSO, ele(a) é o(a) melhor conselheiro(a) em matéria de segurança.
Em termos de estrutura organizacional e sendo a sua atuação transversal e naturalmente disruptiva da operação, deverá depender diretamente da Administração e não, por exemplo, do CIO (Chief Information Officer).