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Cybertip:

Desenrascanço

04 setembro 2020

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o "desenrascanço" é a capacidade de solucionar problemas ou resolver dificuldades rapidamente e sem os meios adequados. Ser desrascado é uma coisa boa a nível pessoal e foi divertido ver a sua aplicação sistemática na serie “MacGyver” onde se podia ver terroristas a serem derrotados com dois clips e uma pastilha elástica. Quando lidamos com ativos extremamente importantes como é a informação da nossa organização e quando está em causa a continuidade do negócio, a abordagem deve ser completamente diferente.

Se a sua organização tem colaboradores em teletrabalho e estes continuam a utilizar os seus próprios computadores ligados à internet doméstica, sem terem sido implementadas políticas básicas como, por exemplo, uma política de “Bring your own device (BYOD)”, então é fundamental parar um pouco para pensar e implementar soluções que permitam acautelar a continuidade do negócio de uma forma segura.

Os incidentes de segurança e ciberataques não acontecem só aos outros ou às grandes organizações e com as ciberameaças a crescerem em quantidade e sofisticação, a continuidade do negócio da sua organização pode ser posta em causa com um único ciberincidente.