Este site armazena cookies no seu equipamento para melhorar a sua experiência de navegação.
Cybertip:

Robotic Process Automation - RPA

18 junho 2020

O Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia que permite às organizações a automatização de tarefas repetitivas e rotineiras, processo que pode ser descrito de uma forma simplista, como sendo a preparação e configuração de robots de software.

Esta tecnologia é suportada por inteligência artificial e está a alterar o modo de funcionamento das organizações de uma forma profunda.
Segundo a Gartner, o RPA está a crescer rapidamente a nível mundial a um ritmo de 20% a 30% a cada trimestre.
A outra face da moeda é que o RPA deve ser implementado tendo em consideração os três pilares base do ecossistema das organizações, pessoas, processos e tecnologia, nunca descurando a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação, aliada a uma elevada capacidade de rastreabilidade da atividade dos robots.
A gestão do risco tecnológico inerente ao RPA, assente num modelo de governação, deverá constituir uma realidade desde a sua génese e estar presente durante todo o ciclo de produção e manutenção dos robots.
Não adicione uma camada de complexidade ingovernável com o RPA, só porque deseja automatizar alguns processos, abrace sim esta transformação digital com a noção de que a utilização da tecnologia acarreta sempre um risco associado que deverá ser conhecido e gerido.