Este site armazena cookies no seu equipamento para melhorar a sua experiência de navegação.
  • Advisory

    XBRL Reporting

XBRL Reporting

O XBRL (eXtensible Business Reporting Language) é uma linguagem informática de padrão internacional aberto, utilizada para relatórios de negócios em formato digital. Essa tecnologia tem sido utilizada pelos reguladores para possibilitar a validação e comparação dos reportes realizados.

A BDO desenvolveu uma parceria com a Corefiling, empresa criadora da linguagem XBRL, para disponibilizar para aos nossos clientes uma ferramenta aplicacional que permite de forma segura e rápida a conversão e validação de reportes a serem realizados para as entidades reguladoras.

Neste âmbito apoiamos os nossos clientes em:

  • Reportes Financeiros e Prudenciais (COREP/FINREP, IMOREP, IRRBB e SOLVÊNCIA II)
  • Reportes ESEF

 

REPORTES FINANCEIROS E PRUDÊNCIAIS

Os requisitos relativos aos reportes de informação de natureza prudencial e financeira COREP/FINREP, IMOREP, IRRBB e SOLVÊNCIA II exigem que as instituições supervisionadas pelo Banco de Portugal e pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, conforme aplicável, submetam as suas declarações no formato XBRL.

A conversão de grandes quantidades de dados relacionados com capital, índice de exposição e risco para o formato XBRL não é trivial, exigindo validações e testes automáticos, que estão fora do âmbito de sistemas de reporte de informação atuais.

Muitas instituições abrangidas não têm implementadas soluções seguras e testadas, embora os requisitos sejam exigíveis desde o início de 2014.

A aplicação Seahorse da CoreFiling, a empresa líder em tecnologia que já opera com a maioria dos registos XBRL em todo o mundo, fornece uma solução imediata, barata e isenta de risco para o problema de compliance.

A BDO conta com a ferramenta aplicacional SeaHorse, com vista a apoiar os seus clientes nos processamentos dos reportes mensais, trimestrais e anuais exigidos pelo Banco de Portugal e pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, prestando deste modo um serviço seguro e de excelência.

Mais informações:

Serviços BDO - Reportes COREP/FINREP/IMOREP/IRRBB 

Serviços BDO - Reportes SOLVÊNCIA II  

 

Detalhe de software:

Brochura SeaHorse - XBRL Reporting 

 

REPORTES ESEF

O Formato Eletrónico Único Europeu (European Single Electronic Format - ESEF) é um formato eletrónico de reporte de informação financeira sobre o qual os emitentes com valores mobiliários admitidos à negociação em mercado regulamentado sujeitos ao dever de divulgação, devem preparar os seus relatórios financeiros anuais.

A Diretiva 2013/50/EU exige que as Demonstrações Financeiras anuais sejam submetidas em XHTML e marcadas em linguagem XBRL, sendo que essas devem estar em conformidade com a taxonomia IFRS. As marcações devem ser realizadas nas Demonstrações Financeiras Primárias em exercícios contabilísticos iniciados a partir de 01 de janeiro de 2021 e nas Notas explicativas a partir de 2022.

A conversão e marcação das Demonstrações Financeiras não é trivial, exigindo validações e testes automáticos, que estão fora do âmbito de sistemas de reporte de informação atuais.

A aplicação Seahorse da CoreFiling, a empresa líder em tecnologia que opera com reportes XBRL em todo o mundo, fornece uma solução adequada à marcação e conversão de reporte, mitigando o risco de compliance de forma eficiente e eficaz. A aplicação possui como sua maior valia a inteligência artificial que auxilia na identificação e marcação das Demonstrações Financeiras face à taxonomia existente.

A BDO conta com a ferramenta aplicacional SeaHorse, com vista a apoiar os seus clientes nos processamentos dos reportes anuais exigidos pela CMVM, prestando deste modo um serviço seguro e de excelência.

Mais informações:

Serviços BDO - Reportes ESEF 

Detalhe de software:

Brochura SeaHorse - ESEF Reporting