Sustentabilidade e Assessoria ESG

Sustentabilidade e Assessoria ESG


Visão Geral

A nossa abordagem integrada considera que as matérias de sustentabilidade e ESG são fundamentais não só para a conformidade regulatória, mas também para a gestão de risco e para a estratégia geral e comercial.

Acreditamos que uma organização que minimiza o seu impacto no meio ambiente e que contribui positivamente para a sociedade tem mais probabilidade de ter um negócio resiliente e sustentável. As organizações ao mitigarem riscos éticos e de sustentabilidade, tornam-se mais atraentes e valiosas para os stakeholders.

A evolução dos requisitos regulatórios, de reporting e de governação, bem como as exigências dos stakeholders, estão a impulsionar mudanças significativas. Os novos requisitos regulamentares e de governação abrangem agora o reporting, a transparência na cadeia de abastecimento e as respetivas auditorias.

Os requisitos de reporting já incluem o Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis (SFDR), o Regulamento de Taxonomia da UE, a Diretiva de Reporting de Sustentabilidade Corporativa da UE (CSRD), as Normas Europeias de Reporting de Sustentabilidade (ESRS). 

É expectável que a generalidade das organizações, mesmo que não obrigadas por estes requisitos, venham a divulgar informações sobre o seu posicionamento face à sustentabilidade, por pressão de clientes, fornecedores, financiadores e investidores, ou simplesmente por decisão estratégia inerente ao seu modelo de negócio.

O foco nas questões ESG é relativamente novo para muitas organizações e requer novas competências e conhecimentos. Neste contexto, a nossa equipa de especialistas está pronta para suportar as organizações na sua jornada ESG, em que os principais desafios são:
  • Conhecer todo o contexto regulatório, ainda em mudança
  • Perceber as expectativas dos stakeholders e perceber o que a concorrência está a fazer, identificando boas práticas
  • Definir uma estratégia geral sobre ESG, que inclua não só o reporting imediato, mas que equacione todo o negócio
  • Permitir o reporting ESG: definir o que reportar, como coletar a informação fragmentada e não standartizada de forma expedita e utilizando tecnologia e assegurando que a informação é aditável.