Linha Ética


A BDO Portugal disponibiliza o canal Linha Ética, onde poderá comunicar irregularidades, condutas inadequadas ou incumprimento de normas internas. Todas a comunicações são tratadas de forma independente e confidencial, garantindo a proteção dos seus dados pessoais, podendo manter o anonimato, assinalando esta opção no formulário.
A BDO Portugal assegurará uma resposta a todas as situações comunicadas.

 

A decisão de reporte deve ser tomada de forma consciente, ponderada e honesta.

 

 Fazer uma Denúncia Acompanhe uma Denúncia

 

 

Perguntas frequentes sobre a Linha Ética da BDO


  • O que é o Canal de Denúncia?

    O Canal de Denúncia, também designado de Linha Ética, é um canal de comunicação, seguro, independente e imparcial, gerido pela BDO Portugal, ao qual poderá recorrer para reportar situações observadas ou suspeitas que violem normas legais ou internas.

    Salientamos que, se preferir, poderá reportar a sua denúncia de forma anónima, mas no caso de optar por se identificar, a sua identidade será tratada de maneira absolutamente confidencial, garantindo assim a sua segurança e a inexistência de qualquer ação por parte da organização que o prejudique.


  • O tipo de denúncia que posso fazer?

    São consideradas irregularidades os atos e omissões, dolosas ou negligentes, imputados à conduta de Colaboradores, Trabalhadores ou membros dos Órgãos de Administração da BDO Portugal desde que afetem uma pessoa ou a organização, relacionadas com qualquer conduta antiética ou ilícita, incluindo a violação dos valores ou padrões éticos definidos no Código de Conduta, bem como quaisquer violações ao disposto em políticas e manuais em vigor na organização.


  •  Posso ser prejudicado por apresentar uma denúncia?

    Não. O Canal de Denúncia foi desenvolvido garantindo a segurança total dos seus dados no registo de denúncias e, neste sentido, foram desenvolvidos mecanismos de controlo interno que impedem que a sua denúncia seja direcionada a colaboradores envolvidos na situação relatada.

    Acresce que as suas informações de identificação, quando fornecidas, são devidamente protegidas e, se preferir não as fornecer, os fatos relatados serão apurados com a preservação do seu anonimato.


  • Quando posso retornar denúncias? Em que horários?

    Esta plataforma está disponível para reportar denúncias/ irregularidades a qualquer hora, 7 dias por semana.


  • Que informações devo fornecer quando reportar a denúncia?

    É de extrema importância que forneça todas as informações e detalhes possíveis ao longo da sua exposição, para possibilitar o devido apuramento dos fatos.

    Como tal pedimos que nos indique no mínimo:
    • O tipo de evento a reportar;
    • Efetue uma breve descrição dos factos que suportam a irregularidade comunicada;
    • Se a situação relatada foi observada, presenciada ou suspeita;
    • Se a situação relatada continua a ocorrer;
    • Se possuí algum documento de suporte à irregularidade encontrada, podendo adicionar essa informação à denúncia (exemplo: fotos, relatórios, entre outros);
    • Identificar a relação do autor da irregularidade com a nossa instituição.


  • Como posso acompanhar a minha denúncia?

    Na conclusão do registo de uma denúncia, será atribuído, automaticamente, um código de acesso, que permitirá que aceda à sua denúncia para acompanhamento da evolução do seu tratamento. É importante referir que, sem o código de acesso, não é possível o seu acesso e o acompanhamento da denúncia registrada. Certifique-se que guarda o código em local seguro.

 


Consulte Informação adicional

Política e Modelo de Comunicação de Irregularidades

Manual do denunciante