Primavera Public Sector: referência no software de gestão
Primavera Public Sector: referência no software de gestão
Os organismos públicos têm uma dinâmica processual muito própria. Estão confinados a procedimentos administrativos rígidos, que muitas vezes podem colocar em causa a eficiência e a prestação de um serviço de qualidade.
Para agilizar os processos, sem colocar em causa o cumprimento escrupuloso dos procedimentos normativos, é necessário um conhecimento profundo da legislação que pauta a atuação destas entidades, o domínio dos processos operacionais e de reporting e um elevado know-how no aconselhamento e implementação de tecnologias capazes de agilizar a atividade.
A BDO em Portugal, (na qualidade de Business Partner PPS) e a PRIMAVERA Public Services têm sido parceiros tecnológicos que apoiam o setor público nessa modernização e agilização de processos. O grupo PRIMAVERA e a BDO dispõem de unidades de negócio que acompanham o Setor Público e que se dedicam em exclusivo ao setor, prestando serviços de consultoria, implementação e integração das soluções PRIMAVERA desenvolvidas especificamente para responder às necessidades de gestão dos organismos públicos.
Duas décadas de experiência no setor público
A PRIMAVERA trabalha há mais de 20 anos com múltiplos organismos públicos, nomeadamente, nas áreas da Educação, Saúde, Formação Profissional, Institutos Públicos, Setor Local ou IPSS, detendo um elevado know-how nos procedimentos administrativos da Administração Pública. A BDO iniciou a sua atividade como implementador e consultor dos produtos PRIMAVERA para entidades do Setor Público em 2005.
Consultores especializados e metodologia de implementação exclusiva
Tanto a BDO como a PRIMAVERA contam com equipas de consultores especializados, que se dedicam unicamente ao setor e acompanham a sua evolução processual, tecnológica, fiscal e legal. Uma Metodologia de Implementação exclusiva, baseada nas melhores práticas internacionais, garantem a qualidade de cada um dos projetos de implementação do ERP PRIMAVERA Public Sector.
Conhecimento profundo do SNC-AP
O apoio à implementação do SNC no setor privado proporcionou um conhecimento cabal do sistema de normalização contabilística e contribuiu para uma compreensão rápida e uma adaptação rigorosa do ERP às diretrizes do Decreto-Lei n.º 192/2015, que aprovou o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP). Para além destes organismos que prestam contas em SNC-AP, esta solução dá, igualmente, uma resposta eficaz a todas as especificações do Sistema de Normalização Contabilística (SNC). A parceria entre a Primavera e a BDO é particularmente relevante neste domínio, dado que, para além dos conhecimentos tecnológicos de ambas as equipas, a BDO, em resultado da sua experiência na realização de trabalhos de auditoria, consultoria empresarial, financeira, fiscal e tecnológica e assistência contabilística a entidades do setor público, possui um vasto conhecimento de matérias contabilísticas, financeiras, legais, fiscais e de gestão, relevantes para este setor, que tem conseguido colocar ao serviço dos seus clientes na área da implementação das soluções de gestão Primavera.
Solidez no reporting legal e fiscal
A solução PRIMAVERA Public Sector dá cumprimento total às instruções para a integração de informação contabilística, orçamental e económico-financeira no Sistema Central de Contabilidade e Contas Públicas (S3CP) previstas na Norma Técnica nº1 de 2017 da Unidade de Implementação da Lei de Enquadramento Orçamental (UniLEO), bem como ao SIIAL – Sistema Integrado de Informação das Autarquias Locais. Cumpre também com a prestação de contas, conforme a Instrução n.º 1/2019 do Tribunal de Contas.
Total adaptação aos procedimentos da AP
As soluções da PRIMAVERA asseguram uma gestão global e integrada das diversas componentes de gestão: controlo orçamental face à despesa/receita, gestão financeira dos contratos Públicos, controlo dos compromissos pelos Fundos Disponíveis (LCPA), prestação de informação aos vários organismos públicos (UniLEO, SIIAL, etc.), Prestação Eletrónica de Contas para o Tribunal de Contas, para além de todas as especificidades relacionadas com a gestão do capital humano, como a gestão da carreira, reporte do balanço social ou SIOE - base de dados dos recursos humanos da Administração Pública.
Soluções complementares para uma gestão global integrada
Além do ERP, a PRIMAVERA disponibiliza um conjunto de soluções complementares que otimizam a gestão de forma transversal. Da vasta oferta complementar e integrada, destacam-se as seguintes soluções:
- Faturação Eletrónica
- Pagamentos Eletrónicos
- Business Analytics
- Reporting de Gestão
- Manutenção de Equipamentos e Instalações
- Desmaterialização de processos