Auditoria Interna - Avaliação Independente

 

OBRIGAÇÃO REQUERIDA PELO BANCO DE PORTUGAL

De acordo com o número 8 do artigo 32.º do Aviso n.º 3/2020, do Banco de Portugal “A adequação e a eficácia da função de auditoria interna são objeto de avaliações independentes, a realizar periodicamente, no mínimo de cinco em cinco anos, por entidade externa à instituição”.

 

NOVAS PERSPECTIVAS PARA PROSPEÇÃO

Na BDO acreditamos que a avaliação independente e externa de qualidade da função de auditoria interna se deve basear no cumprimento dos requisitos regulatórios do Banco de Portugal e das normas o IIA, mas também deve ser considerada como uma oportunidade para a alavancar a função de auditoria interna em termos de eficiência e eficácia das suas práticas e, dessa forma, adicionar valor para a organização.

 

INTERNATIONAL PROFESSIONAL PRACTICES FRAMEWORK (IPPF)

The IIA’s Institute of Internal Auditors’ (IIA’s) International Professional Practices Framework (IPPF): Os diretores executivos de auditoria (Chief Auditor Executive) precisam de obter garantia de que sua atividade de auditoria interna e de cada membro da sua equipe estão em conformidade com todos os elementos obrigatórios da IPPF e precisam demonstrar essa conformidade a seus stakeholders. A única maneira de atender a essas expectativas é com um programa abrangente de garantia de qualidade e melhoria (QAIP - quality assurance and improvement /program) que inclui monitorização contínua do desempenho, avaliações internas periódicas, avaliações externas conduzidas por um avaliador independente qualificado ou equipe de avaliação de fora da organização e comunicação de os resultados.

 

A principal característica de nossa abordagem é uma avaliação da conformidade com os princípios estabelecidos no International Professional Practices Framework (IPPF) do Institute of Internal Auditors (IIA), conforme indicado na figura à esquerda). O IPPF é composto por:

  • the Definition of Internal Auditing,
  • the Code of Ethics,
  • the Core Principles, e
  • the International Standards for the Professional Practice of Internal Auditing (Standards - 52 Standards and 21 Best Practice guidelinesA).

 

MODELO BDO DE VALIDAÇÃO INDEPENDENTE DA FUNÇÃO DE AUDITORIA INTERNA

 

 

COMO PODEMOS AJUDAR?

Para além do conhecimento profundo das especificidades de avaliação de qualidade da função de auditoria interna, a BDO dispõe de recursos qualificados com certificações internacionalmente reconhecidas, tais como: CIA, CISA, COBIT e larga experiência na área de co-sourcing e outsourcing da função de auditoria interna na área da banca e em outros setores diversos de atividade.

Inscreva-se para receber notícias e publicações BDO

Please fill out the following form to access the download.