Realizar uma Vendor Due Diligence pode ser determinante para o sucesso da venda da empresa

 

Uma Due Diligence realizada pelo vendedor, no início do processo de venda, proporciona uma visão antecipada das fraquezas e riscos potenciais e controlo da narrativa, com possibilidade de resolução ou mitigação de problemas antes que o relatório de VDD seja publicado ou um comprador seja envolvido.

No mundo das transações, a due diligence é, normalmente, um processo exigente onde um potencial comprador contrata uma entidade independente para aferir, em detalhe, a robustez financeira e o potencial de um negócio que pretende adquirir, para garantir que irá efetuar uma boa compra.

Ainda que, normalmente, o processo de Due Diligence seja levado a cabo pelo comprador, tem havido um aumento da prática de due diligences feitas pelo vendedor, as vendor due diligences (VDD). Originalmente reservadas a transações de elevada dimensão, na última década, as VDD passaram a ser prática cada vez mais comum pelas vantagens que trazem para a gestão do processo de venda, na otimização do valor de venda e na gestão de contingências e riscos.

Com a VDD, a empresa acaba com muitas das incertezas levantadas pelo processo de due diligence do comprador ao lidar com a parte inicial do próprio processo, dentro dos seus próprios prazos. 

Fundamentalmente, os riscos do negócio podem ser identificados e, se possível, mitigados antes que possam ter algum impacto no preço de venda do negócio.

As vantagens de realizar uma Vendor Due Diligence

Ao mesmo tempo, a VDD compreende uma análise financeira do negócio que traz à luz questões que são relevantes para os potenciais compradores. As análises e conclusões relacionadas com questões financeiras são apresentadas ao vendedor e resumidas num relatório que será partilhado com potenciais compradores, possibilitando aos compradores uma compreensão melhor e mais rápida da situação financeira e do potencial da empresa.

  • Analisa, previamente, potenciais riscos, possibilitando a resolução de problemas antes do envolvimento de um potencial cliente;

  • Elimina a possibilidade de surpresas com problemas levantados a meio do processo de transação. Sendo uma aferição exigente, reduz preocupações à Gestão quando consultores externos estiverem a analisar as contas à procura de problemas ou irregularidades que possam ajudar à descida dos múltiplos de avaliação;

  • Ajuda o vendedor na definição de dívida e fundo de maneio, afetando o valor de venda;

  • Ajuda a Gestão a gerir objetivos e expectativas no processo de venda;

  • Ajuda o vendedor a perceber qual a estabilidade e sustentabilidade do seu modelo de negócio;

  • Proporciona ao vendedor maior controlo e transparência sobre o processo de venda;

  • Ajuda a garantir que a empresa não está subavaliada;

  • Diminui a disrupção do negócio durante as due diligence que poderão envolver vários compradores ou múltiplos processos;

  • Permite o controlo e não duplicação na disponibilização de informação a vários compradores potenciais, para estimulação de interesse competitivo. A informação a prestar poderá ainda ser adaptada a obrigações de reporte da empresa;

Ainda que alguns dos riscos do negócio identificados não sejam resolúveis à data da transação, os compradores poderão analisar o potencial da empresa e, com base nas mesmas informações, competir para ver quem tem a visão mais favorável da questão.

A VDD mantém um grau de transparência ao ser feita por uma entidade independente e os seus benefícios ajudam o Vendedor a extrair o máximo potencial possível do processo de venda.

A BDO

Trabalha em conjunto com a Gestão para analisar e apresentar as descobertas da VDD da maneira mais eficiente para minimizar interrupções ou surpresas para o cliente e discutir o impacto potencial das descobertas, por forma a garantir que os clientes estejam bem posicionados para maximizar o seu valor para as partes interessadas no processo de venda.

Uma Vendor Due Diligence não é um trabalho de auditoria ou avaliação, porém, proporciona informações críticas, objetivas e independentes para ajudar no processo de decisão. 

A rede internacional da BDO opera em 1.658 escritórios, em 167 países e garante a experiência necessária para prestar serviços de apoio às transações nos mais variados setores e geografias.

Inscreva-se para receber notícias e publicações BDO

Please fill out the following form to access the download.